Nabil Sami Photography | Exposição Fotográfica A Fisionomia do Mundo

Exposição Fotográfica A Fisionomia do Mundo

October 23, 2016  •  Leave a Comment

A Exposição Fotográfica “A Fisionomia do Mundo” do fotógrafo Nabil Sami Silva, busca mostrar através da lente da câmera um vislumbre de uma pequena parcela da diversidade que representa a família humana. A exposição foi inspirada pela sua crença – Fé Bahá’í, a de que o ser humano foi criado com propósitos muito elevados e sublimes: “O de levar avante uma civilização em constante evolução”, “adquirir virtudes” e “ajudar os povos do mundo a abrirem suas mentes e corações ao único Poder que pode atender ao seu anseio mais profundo”. 

Em cada viagem realizada, Nabil Sami buscou registrar as características de diferentes povos e mostrar que tais diferenças podem ser a razão para uma unidade mais embelezada das nações, tal como é um jardim com a diversidade das matizes das flores e plantas.

No período de 2011 a 2016, visitou alguns países do Ocidente e do Oriente tendo a oportunidade de conhecer traços da cultura e certas realidades de cada país, buscando registrá-las em fotografias. O olhar fotográfico de Nabil mostra que o mundo, mesmo com toda sua diversidade, pode viver sem ódio, preconceito e inveja. Sua afirmação é de que “todos podemos trabalhar para a construção de um mundo melhor”.  E por mais diferente que sejamos um do outro, a unidade é essencial para esta transformação – a exposição procura transmitir isto. 

Ao perceber a beleza da diversidade registrada, decidiu montar a exposição “A Fisionomia do Mundo” a fim de mostrar que o retrato do mundo pode ser o conjunto das diferenças. Sua criação pretende apresentar qual é a cara do mundo – a soma de diferenças como uma colcha de retalhos composta por europeus, africanos, orientais, indígenas, insulanos e brasileiros, todos formando a fisionomia do mundo.

À medida que o mundo foi encolhendo com o avanço da tecnologia, dos transportes e da comunicação, tornando-os cada vez mais abrangente e veloz, chegando ao ponto da instantaneidade, a globalização tornou-se uma realidade facilitando a compreensão de que o planeta é o lar da humanidade e que esta, em essência, é uma única família, independentemente de sua raça, classe, nacionalidade ou crença.

As fotos da “A Fisionomia do Mundo” buscam transmitir e retratar a fantástica imagem que as seguintes palavras de Bahá’u’lláh (1817 – 1892)* inspiram:

“A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos.”

“Vós sois os frutos de uma só árvore e as folhas de um mesmo ramo.”

Tais palavras falam sobre a unicidade da humanidade, um próximo estágio que a humanidade precisa alcançar para viver em paz e encontrar soluções para todos os seus desafios. Tal meta não é uma utopia, representa a vontade divina. Meios estão sendo criados para torná-la possível, mesmo com toda a diversidade existente - em cultura, cor, idioma, faixa etária, origem, nacionalidade, classe social e fisionomia - pois, compartilhamos um só mundo, um mesmo lar.

Despreocupado de onde você esconde o seu preconceito, deixe-os de lado e aprecie as fotos e seus detalhes e procure enxergar a realidade interior de cada ser humano, aquela essência que é divina, sua alma que é incolor e outras propriedades que nossos olhos materiais e ilimitados têm dificuldades de contemplar.

*Fundador da Fé Bahá'i  

2016 – Arquibancada do Estádio Nacional durante Brasil x África do Sul - Brasília 

2016 – Contraste em praia de Dubai

2013 – Homem em vestimenta ortodoxa em Jerusalém, Israel

2012 – Menina nas ruas de Bangkok, Tailândia

2016 - Mulher em veste feminina, burca, símbolo do Islã - Dubai

2013 – Estação Victoria em Londres

2016 – Criança de São Sebastião, Brasília

2013 – Menina nas ruas de Istanbul, Turkey

2015 – Jovem de São Sebastião, Brasília

2011 - A esquerda jovem da Mongólia e a direita da Quênia - Tirada em Israel

2011 - A esquerda grupo de amigos do Nepal e a esquerda das Ilhas Fiji - Tirada em Israel

2015 – Artista nas ruas de Brasília

2014 – Jovem da Ruanda - Tirada em Israel

2016 – Poran Potiguara da aldeia Alto do Tombar – PB – Tirada em Israel

2012 – Criança nas ruas de Pataya, Tailândia

2013 – Vendedora do mercado de rua em Akká, Israel

2013 – Senhora em Istambul, Turquia

2012 – Homem nas ruas de Bangkok vestindo o bhikkhu, roupa masculina - Bangkok, Tailândia

2012 – Motorista de Tuk-Tuk (taxi) em Bangkok, Tailândia

2013 – Jovem da Austrália de origem Chinesa, Iraniana - Tirada em Israel.


Comments

No comments posted.
Loading...