Exposição Fotográfica A Fisionomia do Mundo

October 23, 2016  •  Leave a Comment

A Exposição Fotográfica “A Fisionomia do Mundo” do fotógrafo Nabil Sami Silva, busca mostrar através da lente da câmera um vislumbre de uma pequena parcela da diversidade que representa a família humana. A exposição foi inspirada pela sua crença – Fé Bahá’í, a de que o ser humano foi criado com propósitos muito elevados e sublimes: “O de levar avante uma civilização em constante evolução”, “adquirir virtudes” e “ajudar os povos do mundo a abrirem suas mentes e corações ao único Poder que pode atender ao seu anseio mais profundo”. 

Em cada viagem realizada, Nabil Sami buscou registrar as características de diferentes povos e mostrar que tais diferenças podem ser a razão para uma unidade mais embelezada das nações, tal como é um jardim com a diversidade das matizes das flores e plantas.

No período de 2011 a 2016, visitou alguns países do Ocidente e do Oriente tendo a oportunidade de conhecer traços da cultura e certas realidades de cada país, buscando registrá-las em fotografias. O olhar fotográfico de Nabil mostra que o mundo, mesmo com toda sua diversidade, pode viver sem ódio, preconceito e inveja. Sua afirmação é de que “todos podemos trabalhar para a construção de um mundo melhor”.  E por mais diferente que sejamos um do outro, a unidade é essencial para esta transformação – a exposição procura transmitir isto. 

Ao perceber a beleza da diversidade registrada, decidiu montar a exposição “A Fisionomia do Mundo” a fim de mostrar que o retrato do mundo pode ser o conjunto das diferenças. Sua criação pretende apresentar qual é a cara do mundo – a soma de diferenças como uma colcha de retalhos composta por europeus, africanos, orientais, indígenas, insulanos e brasileiros, todos formando a fisionomia do mundo.

À medida que o mundo foi encolhendo com o avanço da tecnologia, dos transportes e da comunicação, tornando-os cada vez mais abrangente e veloz, chegando ao ponto da instantaneidade, a globalização tornou-se uma realidade facilitando a compreensão de que o planeta é o lar da humanidade e que esta, em essência, é uma única família, independentemente de sua raça, classe, nacionalidade ou crença.

As fotos da “A Fisionomia do Mundo” buscam transmitir e retratar a fantástica imagem que as seguintes palavras de Bahá’u’lláh (1817 – 1892)* inspiram:

“A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos.”

“Vós sois os frutos de uma só árvore e as folhas de um mesmo ramo.”

Tais palavras falam sobre a unicidade da humanidade, um próximo estágio que a humanidade precisa alcançar para viver em paz e encontrar soluções para todos os seus desafios. Tal meta não é uma utopia, representa a vontade divina. Meios estão sendo criados para torná-la possível, mesmo com toda a diversidade existente - em cultura, cor, idioma, faixa etária, origem, nacionalidade, classe social e fisionomia - pois, compartilhamos um só mundo, um mesmo lar.

Despreocupado de onde você esconde o seu preconceito, deixe-os de lado e aprecie as fotos e seus detalhes e procure enxergar a realidade interior de cada ser humano, aquela essência que é divina, sua alma que é incolor e outras propriedades que nossos olhos materiais e ilimitados têm dificuldades de contemplar.

*Fundador da Fé Bahá'i  

2016 – Arquibancada do Estádio Nacional durante Brasil x África do Sul - Brasília 

2016 – Contraste em praia de Dubai

2013 – Homem em vestimenta ortodoxa em Jerusalém, Israel

2012 – Menina nas ruas de Bangkok, Tailândia

2016 - Mulher em veste feminina, burca, símbolo do Islã - Dubai

2013 – Estação Victoria em Londres

2016 – Criança de São Sebastião, Brasília

2013 – Menina nas ruas de Istanbul, Turkey

2015 – Jovem de São Sebastião, Brasília

2011 - A esquerda jovem da Mongólia e a direita da Quênia - Tirada em Israel

2011 - A esquerda grupo de amigos do Nepal e a esquerda das Ilhas Fiji - Tirada em Israel

2015 – Artista nas ruas de Brasília

2014 – Jovem da Ruanda - Tirada em Israel

2016 – Poran Potiguara da aldeia Alto do Tombar – PB – Tirada em Israel

2012 – Criança nas ruas de Pataya, Tailândia

2013 – Vendedora do mercado de rua em Akká, Israel

2013 – Senhora em Istambul, Turquia

2012 – Homem nas ruas de Bangkok vestindo o bhikkhu, roupa masculina - Bangkok, Tailândia

2012 – Motorista de Tuk-Tuk (taxi) em Bangkok, Tailândia

2013 – Jovem da Austrália de origem Chinesa, Iraniana - Tirada em Israel.


Comments

No comments posted.
Loading...

Archive
January February March April May June July August September (1) October (1) November December (1)
January February March April May June (2) July August (1) September October November December
January February (2) March April (1) May June July August September October November December
January February March April May June (1) July August September (1) October November December
January February March (2) April (2) May June July August (1) September (1) October November December (1)
January February March April May June July August (1) September October November December