2024 - O ano de Nabil Sami em fotos

December 01, 2024  •  Leave a Comment

Com a chegada do fim de 2024, mantendo um hábito que cultivo há mais de 10 anos, faço uma pausa, geralmente no meio da noite, enquanto metade do mundo dorme, para refletir sobre a minha jornada e como este ano se revelou diante de mim. 

Ao acessar o que as lentes da minha câmera registraram e ao relembrar as histórias que conta cada “disparo”, concluo que 2024 realizou parte dos sonhos do Nabil de 14 anos. Nessa época, no interior da Amazônia, onde nasci e vivi meus primeiros anos, aventurar-me pelo mundo parecia uma aspiração fora do alcance. Ao me comparar com meus amigos, me vem à memória as palavras da minha mãe quando eu perguntava por que eles viajavam tanto, enquanto nós permanecíamos no mesmo lugar. Com sabedoria ela me dizia: “Chegará o momento em que você viajará pelos motivos certos”. 

Ciente dos meus privilégios, grato pelas oportunidades que me foram apresentadas e, mais do que isso, pela coragem de tê-las usufruído (considerando que tenho medo de avião), gosto de lembrar de como cheguei até aqui.

Colocando em números, porque eles me conferem uma noção mais precisa de todas as minhas atividades, o ano de 2024 foi concluído com um total de 38 voos que me levaram para 5 países e 13 cidades diferentes. Aterrissei em 4 continentes. Comecei no Oriente Médio, dei uma passadinha pelo inverno europeu em pleno janeiro, desci em direção ao caloroso verão na América do Sul e de passagem várias vezes, não por acaso, na América do Norte. 

Às vezes, não consigo responder qual é o meu endereço, gerando várias brincadeiras sobre eu estar sempre de passagem e fazer moradia em aeroportos. Mas preciso dizer que em quase todos estes lugares me sinto turista porque, na verdade, encerro o ano onde tudo começou - no Oriente Médio, que além do Brasil, é um dos únicos lugares que realmente considero casa.

 

Cada viagem rendeu centenas, senão milhares, de fotos de paisagens com cores vibrantes, culturas diversas e uma infinidade de “primeiros momentos”. Transitei por ruas movimentadas de cidades icônicas - Londres, Rio de Janeiro, Nova York e Santiago, mas também atravessei ruas silenciosas de bairros que não recordo o nome, mas memorizei o som. 

Seria impossível descrever todas as experiências em apenas alguns parágrafos ou em uma seleção de fotos. No entanto, não posso deixar de mencionar alguns de tantos momentos inesquecíveis:

Faltam palavras para contar sobre o privilégio de participar de eventos na sede das Nações Unidas em Nova York, como a Comissão sobre o Status da Mulher e a Cúpula do Futuro (Summit of the Future). Pela primeira vez, no mesmo quarteirão da sede da ONU, presenciei a Assembleia Geral das Nações Unidas, um evento anual que acontece em setembro. Pude interagir com algumas das pessoas mais incríveis que já conheci, dentre elas presidentes, primeiros-ministros e embaixadores. Não posso deixar de citar o momento em que o comboio do (até então atual) presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, passou por mim - não uma, mas duas vezes.

E claro, a emoção de assistir ao meu primeiro show da Broadway na Times Square, onde aprendi diretamente do palco que abrigava o espetáculo Hamilton, sobre a história americana. Entre reuniões e eventos, assisti ao musical O Rei Leão. De terno e gravata voltei rapidamente à minha infância, aos sons de Circle of Life, enquanto lágrimas escorriam no meu rosto, por estar realizando mais um sonho.

 


Sem contar a experiência de me sentir em um filme ao estar sob a variedade de sons e tons que tomavam o céu de Nova York durante os fogos de artifício do 4 de julho, vistos de um prédio colado ao Empire State Building na 5ª Avenida.

O ano também foi repleto de emoções ao capturar a alegria radiante de noivas e noivos no dia de seus casamentos, entre eles amigos próximos.



As fotografias a seguir oferecem apenas um vislumbre do que 2024 realmente significou para mim. Para além do meu trabalho, essa seleção é uma tentativa de preservar as experiências pessoais e as amizades que fiz ao longo deste ano. Um esforço para encapsular as sensações captadas em 2024 - porque por trás de cada cena existe um instante experimentado por mim - não só como fotógrafo, mas como indivíduo. 

“Em que lugar do mundo você está?” - Essa foi a pergunta que recebi com mais frequência durante estes 12 meses. Portanto, te convido para uma jornada visual por meio dessas imagens. Visitaremos lugares icônicos, mencionados anteriormente, e caminharemos por bairros em que a arquitetura impressionante mescla história e modernidade. 

Contemple a vista do Big Ben e London Eye, em Londres, da Brooklyn Bridge e dos famosos arranha-céus em Nova York, finalizando na majestosa Golden Gate Bridge em São Francisco. Em solo brasileiro, refresque-se nas praias de Copacabana e Ipanema antes de pegar a ponte aérea para a “Concrete Jungle” brasileira, a nossa selva de pedra: São Paulo.

Aos usuários de Tik Tok ou Instagram: com esta apresentação fotográfica, “the season of 2024 comes to an end”. A temporada de 2024 chega ao fim.


 


 








 















   




 





      

 
=

 



 


Comments

No comments posted.
Loading...

Archive
January February March April May June July August September (1) October (1) November December (1)
January February March April May June (2) July August (1) September October November December
January February (2) March April (1) May June July August September October November December
January February March April May June (1) July August September (1) October November December
January February March (2) April (2) May June July August (1) September (1) October November December (1)
January February March April May June July August (1) September October November December
January February March April May June July August September October November December (2)
January (1) February March April May June (2) July August September October November December
January February March April May June July August September October November December (2)
January February March April May June July August September October November December