Aprendi que no Brasil dia 08 de Janeiro é o Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia. Esse ano fui pego desprevenido. Ainda em Israel no dia mundo da fotografia dia 19 de Agosto, procurava escrever algo sobre a arte que a fotografia é. Hoje no dia Nacional Brasileiro da Fotografia aproveito para compartir mais uma vez esse texto escrito antes.
Aprendemos que se comunicar um com o outro é uma necessidade na vida de todos os seres humanos. Após a sobrevivência física, a comunicação é a necessidade mais básica e vital. Algo que sempre existiu e que sempre existirá.
No mundo de hoje, quase todos nós usamos a fotografia para se comunicar. Usamos a fotografia como a prova do que aconteceu ontem e do que acontece hoje. Usamos a fotografia para compartilhar informações através de objetos, retratos ou paisagens. Usamos a fotografia para provar o que se pode fazer, o que se pode comer, para mostrar onde se está viajando ou onde se vive. Em pleno 2023 existe agora este entendimento de que a fotografia é uma prova de presença. Não tem foto, não aconteceu. Porque isso?
A fotografia congela um momento significativo, que nunca mais voltará a acontecer. Com a fotografia; as pessoas podem contar histórias. Com a fotografia podemos coletar o mundo, documentando coisas que vemos, coisas que fazemos, coisas que queremos manter em nossas vidas para sempre e ter onde voltar e relembrar.
A fotografia traduz as emoções neste idioma visual universal que todos podem entender. Se utilizada de forma correta, a fotografia é considerada um dos melhores meios para compartilhar a verdade.
Com a ausência de palavras e sons, o fotógrafo precisa saber como criar uma narrativa visual contando uma história, uma história poderosa e impactante, querem mostrar o que aconteceu, e com a fotografia, o que aconteceu, não somente fica no passado. O fotógrafo precisa aprender a traduzir o que as pessoas veem ou sentem nas imagens feitas. O fotógrafo precisar teletransportar o espectador para aquele exato momento da vida que o mesmo fotografou.
Neste post, decidi compartilhar alguns dos meus trabalhos para celebrar o Dia Nacional Brasileiro da Fotografia. As imagens abaixo variam de detalhes, a paisagens e retratos. Não estou usando este post para contar uma história ou como me sinto neste momento. É um resumo dos momentos que coletei, que vivi, que documentei. Das ruas onde caminhei, das paisagens que me deparei, e da diversidade de culturas que enxerguei. Tem fotos do passado, do presente que me ajudam a escrever um futuro. Tem fotos do Ocidente e do Oriente. Tem céu, terra e mar. E talvez tenha você.
Feliz Dia Mundial da Fotografia, não apenas para os fotógrafos, mas para todos nós que usamos a fotografia para nos conectarmos com pessoas que não podemos ver ou encontrar. E para nos conectarmos com lugares, que não podemos ver como os outros veem. A fotografia é linda e forte