Mergulhei nas palavras, e me afoguei na fotografia

February 26, 2018  •  Leave a Comment

“O fotografo, a não ser em casos raríssimos onde a oportunidade surge extemporaneamente só poderá dizer mil palavras com uma foto, se também for capaz de, com a pena, escrever as mil palavras elucidativas correspondentes. O que tiver a habilidade de conseguir essa combinação pode se considerar um autêntico repórter-fotográfico”. – Jehovah.

Como um fotojornalista reconheço que não é fácil traduzir uma foto em mil palavras, acredito que uma foto pode te deixar sem palavras, de boquiaberta(o), pensativo, mas raras vezes farão você pensar em mil palavras para acompanhar a fotografia.

Um repórter-fotográfico para traduzir uma foto feita, em mil palavras, o “clic” não é suficiente. É preciso ser humano, observar, conversar, é preciso ser mais criativo para traduzir o mundo fotográfico em palavras. E logo me perguntava, como ser um fotojornalista? Como contar histórias por meio da fotografia? Como refletir sentimentos com a luz?

Aprendemos a comunicar com o olhar, o olhar das fotos. E conversar com os sons, sons das palavras.

Há quatro anos escrevi neste mesmo site, por meio das minha lentes fotográficas, do meu olhar fotográfico, e com o poder das palavras, procuro buscar a verdade e mostrar ao mundo onde realmente vivemos. 

Trilei um caminho na educação jornalística por quatro anos, mergulhei nas palavras e me afoguei na fotografia. E foi aí que aprendi que para ser um verdadeiro fotojornalista, a foto não pode viver sem a palavra, e vice-versa. 

Até que chegou um dia em que o meu mundo fotográfico aprendeu a conversar com as palavras do @me.u.niverso. O meu olhar escutou as palavras ditas, e leu as palavras escritas por Ananda Beleza. 

Foi no dia 3 de Abril de 2017, as palavras do MeUniverso se juntaram com o meu mundo fotojornalistico. Sempre procurei nas palavras a pura verdade para minhas fotografias, só não imagina que as palavras viriam de outra jornalista – Ananda Beleza. Sempre procurei um propósito para minhas fotos, e por meio da arte da escrita de A.B., o encontrei. 

Aprendi a desapegar da minha criatividade visual e enxergar o mundo através de outros olhares, de outras histórias, de outras experiências, mas nunca deixei de usar as lentes da minha câmera, e o poder das palavras para mostrar a vocês o mundo em que vivemos. A verdade.

Convido vocês a seguirem o @me.u.niverso por Ananda Beleza. Leiam cada palavra atentamente. E sem medo, mergulhem nas palavras da mesma maneira que eu mergulhei. 


Comments

No comments posted.
Loading...

Archive
January February March April May June July August September (1) October (1) November December (1)
January February March April May June (2) July August (1) September October November December
January February (2) March April (1) May June July August September October November December
January February March April May June (1) July August September (1) October November December
January February March (2) April (2) May June July August (1) September (1) October November December (1)
January February March April May June July August September October November December