“O fotografo, a não ser em casos raríssimos onde a oportunidade surge extemporaneamente só poderá dizer mil palavras com uma foto, se também for capaz de, com a pena, escrever as mil palavras elucidativas correspondentes. O que tiver a habilidade de conseguir essa combinação pode se considerar um autêntico repórter-fotográfico”. – Jehovah.
Como um fotojornalista reconheço que não é fácil traduzir uma foto em mil palavras, acredito que uma foto pode te deixar sem palavras, de boquiaberta(o), pensativo, mas raras vezes farão você pensar em mil palavras para acompanhar a fotografia.
Um repórter-fotográfico para traduzir uma foto feita, em mil palavras, o “clic” não é suficiente. É preciso ser humano, observar, conversar, é preciso ser mais criativo para traduzir o mundo fotográfico em palavras. E logo me perguntava, como ser um fotojornalista? Como contar histórias por meio da fotografia? Como refletir sentimentos com a luz?
Há quatro anos escrevi neste mesmo site, por meio das minha lentes fotográficas, do meu olhar fotográfico, e com o poder das palavras, procuro buscar a verdade e mostrar ao mundo onde realmente vivemos.
Trilei um caminho na educação jornalística por quatro anos, mergulhei nas palavras e me afoguei na fotografia. E foi aí que aprendi que para ser um verdadeiro fotojornalista, a foto não pode viver sem a palavra, e vice-versa.
Até que chegou um dia em que o meu mundo fotográfico aprendeu a conversar com as palavras do @me.u.niverso. O meu olhar escutou as palavras ditas, e leu as palavras escritas por Ananda Beleza.
Foi no dia 3 de Abril de 2017, as palavras do MeUniverso se juntaram com o meu mundo fotojornalistico. Sempre procurei nas palavras a pura verdade para minhas fotografias, só não imagina que as palavras viriam de outra jornalista – Ananda Beleza. Sempre procurei um propósito para minhas fotos, e por meio da arte da escrita de A.B., o encontrei.
Aprendi a desapegar da minha criatividade visual e enxergar o mundo através de outros olhares, de outras histórias, de outras experiências, mas nunca deixei de usar as lentes da minha câmera, e o poder das palavras para mostrar a vocês o mundo em que vivemos. A verdade.
Convido vocês a seguirem o @me.u.niverso por Ananda Beleza. Leiam cada palavra atentamente. E sem medo, mergulhem nas palavras da mesma maneira que eu mergulhei.